Atividades Crianças
– Crianças
No âmbito do Programa 5 ao Dia são desenvolvidas com os alunos, nas instalações dos Mercados Abastecedores, as seguintes atividades que constituem, desta forma, a sua matriz- base. A visita termina com a distribuição de um pequeno livro que pretende compilar alguma informação que vai sendo transmitida ao longo da visita.
Visita às instalações do Mercado Abastecedor
As crianças são recebidas no Mercado, onde é feita uma breve introdução sobre o PROGRAMA 5 AO DIA e onde são apresentados os técnicos que vão acompanhar o grupo de crianças. De seguida, decorre uma visita ao correspondente Mercado Abastecedor, onde as crianças podem ficar a conhecer os espaços (boxes, entrepostos, lojas, etc.) onde se comercializam os diversos produtos hortofrutícolas, bem como, têm a possibilidade de observar/realizar métodos
de conservação e acondicionamento dos hortofrutícolas, análise de rótulos, variedades e sazonalidade dos hortofrutícolas, máquinas para manuseamento e transporte dos mesmos, organização e funcionamento do Mercado e serviços associados, entre os quais se destaca a separação e reciclagem de alguns dos resíduos sólidos produzidos, entre muitas outras matérias exploradas, de acordo com o ano de escolaridade das crianças em causa.
Visualização de um filme (1º ciclo) da Nutri Ventures ou Sessão de informação: “Alimentação saudável/As cores dos alimentos” (2º ciclo)
As duas sessões de informação decorrem na sala.
A visualização desta história tem lugar num espaço equipado e decorado de forma apelativa para as crianças. O episódio é da autoria da Nutri Ventures, e desenrola-se no Reino Laranja ou Verde, o reino das frutas ou vegetais, respetivamente. Neste filme as crianças descobrem os Nutri-Powers das frutas e percebem que através do consumo de 5 porções de frutas e legumes ficam prontas para qualquer aventura.
Na ação “Alimentação Saudável” são abordados vários temas relacionados com a alimentação, nomeadamente os nutrientes, opções de refeições saudáveis, importância da atividade física, doenças relacionadas com os hábitos alimentares, entre outras, realçando a importância do consumo dos hortofrutícolas;
Sementeira de uma leguminosa
Esta atividade, tem como objetivo dar a conhecer às crianças os diversos tipos de leguminosas. As crianças têm possibilidade de escolher qual a variedade de leguminosa que querem semear (grão-de- bico, feijão vermelho, feijão frade, feijão canário, feijão catarino ou feijão branco) e, depois de colocarem a semente na terra, poderão acompanhar as diversas etapas de desenvolvimento da mesma até à sua fase final.
Esta atividade é aproveitada para dar algumas noções simples de botânica, formas de cultivo e práticas agrícolas, numa abordagem simples e didática às temáticas da génese dos produtos hortofrutícolas e leguminosas, da biodiversidade e da sustentabilidade ambiental.
Nesta ação explica-se a importância da terra, água e luz na germinação da leguminosa e posterior crescimento da planta. É também feito um paralelismo entre o nosso organismo, a sua correta alimentação e o seu desempenho, a vários níveis.
Provas dos sentidos
Nesta atividade são preparadas várias amostras de frutas e legumes que são colocados em caixas. Seguidamente, tapando-se os olhos de apenas um elemento do grupo o monitor dá-lhe um pedacinho de cada amostra para apalpar, cheirar e saborear, conforme se aplique à amostra em questão. Cada criança deve tentar adivinhar após cada ação de experimentação dos sentidos. Nesta atividade todas as crianças experimentam tais sensações.
Preparação de salada de frutas
Esta atividade é desenvolvida respeitando todos os procedimentos mencionados no manual do HACCP- Hazard Analysis and Critical Control Points.
As crianças são “educadas” a lavar as mãos, respeitando as técnicas de higiene afixadas, sendo de seguida colocado um avental descartável a cada uma. As bancadas e utensílios utilizados são lavados e secos previamente, de modo a evitar possíveis contaminações.
As crianças têm a oportunidade de fazerem elas próprias a sua salada de fruta, levando para casa a salada de frutas elaborada.
A importância desta atividade prende-se com a escolha, o manuseamento e corte das várias frutas, despertando o interesse dos participantes na preparação dos seus lanches e sobremesas, incentivando ao mesmo tempo a experimentação de novos sabores.
Cumulativamente, ao longo desta atividade é testado o conhecimento das crianças sobre as frutas que manuseiam, sendo efetuadas diversas referências à sua composição nutritiva e à importância das mesmas para a saúde.
Preparação de batidos de fruta e legumes
Existe também a possibilidade de se fazer batidos de frutas e legumes de cinco cores diferentes:
branco, vermelho, verde, preto e laranja. Aqui também é explicado às crianças os benefícios de cada um dos sumos e é feita a ligação entre a associação das cores dos sumos aos órgãos do corpo humano que estes auxiliam para o seu bom funcionamento, desempenho e crescimento.
Horta Biológica
Complementarmente às atividades desenvolvidas no âmbito do PROGRAMA 5 AO DIA, alguns mercados desenvolvem o projeto de “horta biológica” instalado nos seus recintos.
O espaço “horta biológica” visa promover de uma forma lúdica e experimental o contacto dos alunos com elementos naturais, como a terra e as plantas, ficando ao cuidado dos alunos a sua manutenção, em termos de sementeira, rega e remoção das ervas daninhas.
Na visita à horta com modo de produção biológica, as crianças têm a oportunidade de observar e conhecer aspetos relacionados com a vida das plantas, tais como a disseminação das sementes através do vento, pela ação humana, ação animal ou através da água; o crescimento das plantas e dos fatores de que está dependente, nomeadamente a luz solar, a água, o solo, diferentes compostos importantes para o crescimento das plantas. Também é realçada a importância da Horta Biológica para o Ambiente, em virtude de não se utilizar qualquer pesticida, herbicida ou fertilizante, para além, de se salientar a importância do consumo destes alimentos, pois são comprovadamente mais saudáveis.
A Horta Biológica apresenta vários canteiros, onde se encontram diferentes produtos hortícolas, ervas aromáticas, leguminosas, árvores de fruto, e que vão alternando conforme as estações do ano.